Tuesday, September 30, 2008

A LEGIÃO PORTUGUESA

Dei um salto tecnológico (nada que ver com o socratico e estafado número do choque) e resolvi mudar o visual e incluir uma imagem na cabeça do blog.

Não será sempre a mesma. Vai variar à medida que relembro os acontecimentos sobre os quais vão passando os duzentos anos.

1808 foi o ano da Legião.

Muitas confusões se geram à sua volta. O problema é que antes desta houve a Legião de Tropas Ligeiras criada pelo maquês de Alorna e que nada tem a ver com aquela que se integrou no exército de Napoleão. A de Tropas Ligeiras também chamada Lagião Alorna foi criada em 1796 e compunha-se de Infantaria, Cavalaria, Artilharia a Cavalo e banda de música, num total de cerca de 550 soldados e vinte e cinco oficiais.

A Legião Portuguesa formou-se em 1808 na sequência da redução do exército português e chegou a França com cerca de 6.000. ainda que administrativamente mantivesse essa designação a verdade é que os seus regimentos foram dispersados por vários corpos de éxercito franceses, bem contra vontade do marquês de Alorna.

A imagem que hoje coloca na cabeça do blog reproduz os vários fardamentos usados pelos soldados portugueses da Legião.

Para baralhar, publico também esta imagem de um soldado da infantaria da Legião Alorna


Monday, September 29, 2008

ALORNA TÁVORA HÁ 200 ANOS

Faz neste mês de Setembro duzentos anos que o marquês de Alorna chegou a Grenoble com a infantaria portuguesa. Só a infantaria porque a cavalaria teve logo outro destino.
Sobre este tema e as marcas que os portugueses lá deixaram há, para quem gostar destas coisas, uma interessante publicação:

"Documents des archives communales de Grenoble concernant la Légion portugaise (1808-1814)"

Sunday, September 21, 2008

TÁVORA no YOUTUBE

Esqueci-me de lhes dizer. Já está Há algum tempo on line por iniciativa da minha editora a Leya - Livros de Hoje - D. Quixote
Vejam aqui
http://www.youtube.com/watch?v=7q0NqgJow34

Friday, September 12, 2008

VICE REIS

Estou a ler um livro muito interessante publicado no Brasil e que lá comprei há dias:
“O Antigo Regime nos Trópicos”, da Civilização Brasileira, uma chancela da Record.
Trata-se de um conjunto de ensaios de vários historiadores sobre o tema ainda que com incidência particular no Brasil. Um dos ensaios, do historiador Nuno Gonçalo Monteiro, versa a questão dos vice reis. Dele transcrevo:
“ ... as casas associadas aos últimos vice reis joaninos, depositárias que se reputavam da herança bélica do Oriente (Távora e Alorna) e que rodearam suas cortes na Índia de um celebração sem precedentes, foram inculpadas no processo do atentado contra D. José. ...Pombal rompeu assim com a história e com aqueles que a reivindicavam.”
Também aqui se percebe o sentido do ÚLTIMO em “O ÚltimoTávora”
Este é o forte Alorna, na Índia, de cuja conquista resultou a mudança do título de Castelo Novo para Alorna

Thursday, September 11, 2008

TÁVORA EM BOA COMPANHIA


Foi na Bienal de S. Paulo.

Além do Laurentino que já conhecem, no meio está a boa Amiga e escritora Iza Salles que acaba de lançar uma excelente biografia de D. Pedro, IV de Portugal e I do Brasil. A Iza e uma amiga, a Regina, proporcinaram-me uma visita guiada a S. Paulo e um belo almoço no restaurante ReginaPreta onde batemos um papo tão gostoso como a muqeca de camarão.