Sunday, July 08, 2007

A HISTÓRIA DO LIVRO




Como aconteceu?


Foi no Verão de 2004.
Tinha publicado em Fevereiro ou Março a biografia de Pina Manique.
Acabar um livro é como separar-se de alguém ou perder uma companhia a que nos fomos habituando. Gera-se um vazio e por uns tempos não dá vontade de fazer nada em termos de escrita.

Ao fazer investigação para esse livro eu tinha-me embrenhado no estudo da transição do século XVIII para o XIX. Gosto da época ainda que em termos históricos seja muito complicada como são todos os períodos de mudanças aceleradas. Foi o fim do Antigo Regime, da monarquia absoluta, tempo em que Portugal foi brutalmente envolvido na disputa entre França e Inglaterra pelo domínio da Europa e do comércio Atlântico. Daí as Invasões Francesas e a saída da corte portuguesa para o Brasil em 1808.

Foi dessa época que me apareceu uma nova companhia. Primeiro encontrei Gomes Freire. Comecei a vasculhar um pouco na sua vida. Tem ingredientes para uma biografia interessante. Para uns é um herói incondicional o que fez proliferar uma série de textos laudatórios e pouco objectivos. Para outros é um traidor que mereceu a triste sorte que o destino lhe quis dar.

Mas foi um seu companheiro de armas que acabou por me seduzir:
Pedro de Almeida Portugal, 2º marquês de Alorna.
Mas porquê o título "O Último Távora" ?

No comments: