Saturday, September 01, 2007

CONTRA CAPA

Nas vésperas de livro, autor e editora voltarem de férias resolvi ler outra vez o texto da contracapa que diz (dizia) assim:

“Quando os seus avós, os marqueses de Távora, subiram ao cadafalso de Belém Pedro de Almeida Portugal era um menino.
Durante dezoito longos anos ficou longe da sua família: o seu pai foi encarcerado no forte da Junqueira e sua mãe e as irmãs fechadas no lúgubre convento de Chelas.
Contudo Pedro não se encontrava só! Na sombra, um homem poderoso velava pela educação daquele órfão do despotismo iluminado: Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro marquês de Pombal, ironicamente o carrasco que tinha perseguido a sua família…
Foi sob o signo de todas estas contradições que começou a vida do futuro 3º marquês de Alorna. Prisioneiro também ele do nome Távora e da sua condição aristocrática, protagonizou faz agora dois séculos os episódios políticos mais marcantes do seu tempo, nomeadamente a fuga da corte para o Brasil e as Invasões Francesas. Um enredo de intrigas, maldições e invejas, durante muito tempo escondido no emaranhado da História e agora revelado, levaram o marquês de Alorna e muitos outros companheiros a juntar-se aos franceses, combatendo na Europa, participando na 3ª Invasão e partilhando o terrível destino do exército de Napoleão na campanha da Rússia”
Quando cheguei aqui ia desmaiando. Na última frase havia uma redundância gritante:
“O Último Távora”, promete envolver o leitor na vida desta figura marcante. Um livro que se lê como se fosse um romance, e que permite compreender sem esforço um dos períodos históricos mais conturbados e dramáticos da História de Portugal”
Um dos períodos históricos mais conturbados da História ? Era de palmatória!
Felizmente ainda foi a tempo de se corrigir. Saíram os históricos e ficou a História:
“O Último Távora”, promete envolver o leitor na vida desta figura marcante. Um livro que se lê como se fosse um romance, e que permite compreender sem esforço um dos períodos mais conturbados e dramáticos da História de Portugal”
Assim está bem!

E começamos a revelar "O Último Távora"

No comments: