Tuesday, May 06, 2008

RENASCE O TAVORA NASCE NOVO PROJECTO


A preguica e a grande inimiga dos blogs.
Mas nao foi so ela a responsavel pelo periodo de de hibernacao destas paginas. Um acidente informatico impossibilitou durante alguns dias o acesso a materia prima do meu trabalho. De seguida uma viagem ' que ainda nao terminou ' reduziu as minhas capacidades de actuacao bloguista. Por isso estou a escrever sem acentos, nao por originalidade mas porque as teclas nao atinam com os graves e agudos e nao tem til nem circunflexo.
Vim aos USA para visitar filhos =um em NY outra em Miami com os meus netos. estou nas nuvens de felicidade. Alem disso vim aqui encontrar leitores de O Ultimo Tavora.



Renasce o blogue e renasce o Tavora com a noticia da publicacao de um documento inedito, datado de 1803 e atribuido ao marques de Alorna, no qual este analisa criticamente a politica de D. Joao VI a quem nao se coibe de dar conselhos, alguns aplicaveis ainda aos estadistas da actualidade * se e que se pode tratar assim os cinzentos personagens que povoam a politica.
E uma publicacao da Tribuna da Historia editora que vai levando heroicamente a um publico maioritariamente avido de outras coisas, livros importantes sobre Historia de Portugal.
Mas o Tavora renasce tambem porque o livro entrou agora em 4 edicao o que e para mim notavel ao fim de mais de sete meses de exposicao nas livrarias.
Nasce tambem um novo projecto. De facto ha tempos que ando a investigar outra personagem. Com os ultimos contactos que fiz com pessoas da familia que me abriram as portas dos seus arquivos, tenho agora a certeza de ter encontrado a minha proxima vitima.
Ainda nao digo quem e. Vou faze lo aos bocadinhos neste blogue em que o Ultimo Tavora cedera uma parte do seu espaco ao seu sucessor. Posso desde ja dizer que as duas personagens nao se conheceram, ate porque o proximo nasceu em 1801 quando Alorna ja tinha perto de 50 anos, mas as familias tiveram uma certa relacao, nao muito agradavel.
Ate breve.

2 comments:

Lagos Militar [João Torres Centeno] said...

Vou ficar anciosamente à espera de ambos.
Deste livro sobre Alorna e do seu livro sobre a personagem segredo.

João Centeno

lagartinha said...

Parabéns pelo seu estudo e pela divulgação.
Tenho procurado saber tudo o possível sobre este assunto e nas suas páginas encontrei de facto material original.