Saturday, August 16, 2008

O Último Távora está mesmo no Brasil!



FORMAS RADICAIS DE PUNIÇÃO NA ÉPOCA DO BRASIL COLÔNIA
Este é o mote do livro O Último Távora, um dos importantes lançamentos de 2008 da Editora Planeta. O autor português José Norton estará no Salão de Idéias Volkswagen no dia 24, às 17 horas.

No livro, o historiador descreve a forma implacável com que Portugal castigava os culpados de crimes políticos na época do Brasil colônia. Conhecida como suplício judiciário, essa punição incluía tortura com ferro em brasa, trituração dos ossos com o réu ainda vivo, esquartejamento, exposição dos corpos em praça pública e a queima dos cadáveres, cujas cinzas eram jogadas nos rios ou no mar.O objetivo era servir de exemplo e de reafirmação do poder do rei sobre seus vassalos.O livro retrata, em uma linguagem acessível, a história de D. Pedro de Almeida Portugal, terceiro Marquês de Alorna. A saga começa quando o menino vê sua família ser torturada até a morte, acusada da tentativa de assassinato do rei D. José I, em 1758. Continua com a fuga da corte portuguesa para o Brasil, em 1807, e termina com a retirada das tropas do imperador Napoleão Bonaparte da Rússia, em 1812.Lançado em Portugal em 2007, o livro se tornou um best seller e chega as livrarias de todo o Brasil com prefácio do escritor Laurentino Gomes, autor do livro “1808”.Laurentino e Norton encerram a programação do Salão de Idéias com um bate-papo sobre o “Brasil Português”, dia 24, 17h.

1 comment:

milton lorena said...

Caro José Norton
Não sou historiador, mas estou tentando fazer um relato suscinto, talvez um guia, para conhecimento das novas gerações do meu ramo de Lorenas. Peço sua licença para incluir alguns posts relacionados às suas publicações e ficaria muito feliz se pudessemos trocar mais algumas informações por e-mail. Ainda não tive a felicidade de ler o Último Távora, mas estou divulgando o livro no blog: http://oslorenas.blogspot.com
Caso você veja qualquer impedimento em relação ao que já está no ar, por favor entre em contato.
Milton Lorena (miltonlorena@gmail.com)