Saturday, July 10, 2010

DESCONHECER A HISTÓRIA ...

O Ministério da Ciência vai recuperar (espera-se que dê bom resultado…) o Teatro das Laranjeiras. O “Público” noticiou, mas a jornalista, coitada, não sabe nada da história do Teatro que para ela é um “antigo teatro da alta roda” (?).
Nem uma palavra sobre o Conde de Farrobo, o seu fundador ! Nem uma menção ao palácio, aos jardins e à quinta que agora é o Zoológico.
Sempre esquecido o pobre (que foi rico) Quintela!
Quem quiser que leia o bla-bla-bla que se segue…

Antigo teatro da alta-roda em Sete Rios transforma-se em auditório
Por Ana Henriques
Projecto de Gonçalo Byrne aprovado pelo Instituto do Património prevê que edifício arruinado do séc. XIX seja recoberto de betão

O Ministério da Ciência e Ensino Superior está a transformar um antigo teatro da Estrada das Laranjeiras, junto ao Jardim Zoológico, num auditório destinado a conferências, seminários e espectáculos.



A obra, que começou em Maio e deverá prolongar-se até ao final do ano que vem, vai custar 2,66 milhões de euros mais IVA. Obedece a um projecto de Gonçalo Byrne, em parceria com o atelier de arquitectura de Patrícia Barbas e Diogo Lopes, estando previsto que o edifício arruinado do séc. XIX seja recoberto por uma "pele de betão" pintada de amarelo e envolvido por um pavilhão transparente mais baixo do que o velho teatro.



As velhas paredes de pedra e tijolo ficarão à vista apenas no interior do edifício, naquilo que constitui, segundo a memória descritiva do projecto, a preservação do valor patrimonial da ruína. "A qualidade do projecto e do seu autor mereceram o parecer favorável do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico e da Câmara de Lisboa", esclarece uma nota informativa do Ministério da Ciência.



"Será um monólito de betão", descreve Patrícia Barbas, explicando que o telhado, há muito derrubado, será também feito neste material. A memória descritiva justifica esta opção por razões de segurança: "O risco de colapso da estrutura existente, a necessidade de voltar a construir as coberturas e principalmente a vontade de manter intacta a ruína pelo seu interior (...) reduziram as possibilidades de consolidação da construção". Também por isso, a obra está a ser acompanhada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.



O Ministério da Ciência salienta que a "nova imagem urbana" do Teatro Thalia é marcada "pela conservação e restauro dos volumes correspondentes aos espaços cénicos primitivos - foyer, plateia e cena", que serão rodeados pelo novo edifício em vidro, no qual funcionarão serviços de apoio ao auditório, além de uma cafetaria com ligação directa ao jardim adjacente. Em curso estão neste momento demolições de construções anexas ao teatro, "de carácter provisório e traça modesta".



A reabilitação desta sala de espectáculos frequentada pela corte e pela nobreza lisboeta do século XIX era há muito reivindicada pelo movimento cívico Fórum Cidadania, que recentemente sugeriu que ali fosse instalado o Museu da Música. "Poderia albergar um sem-número de actividades culturais, a começar por teatro infantil ou de marionetas, à semelhança de Salzburgo", defendeu antes disso o movimento, que pediu anteontem esclarecimentos a várias entidades sobre as demolições que estão a ser feitas.

5 comments:

Martim said...

Caro José, só tenho 18 anos e gostaria de o felicitar pelo seu livro de o Milionário de Lisboa.

Estava numa livraria e descobri o livro e só nessa noite que o comprei li 70 páginas algo que nao faço muito, pois costumo deixar os livros durante vários anos na prateleira sem os ler. Agora já vou na página 161. Enfim, queria agradecer-lhe por este fantástico romance histórico que me deu a conhecer uma personagem que nunca tinha ouvido falar.
Queria ainda agradecer-lhe por ter conseguido resolver um dos mistérios da minha infância: a história do Palácio do Jardim Zoológico, que sempre que lá ia em miudo me fascinava.

Também tenho o Último Távora. Foi engraçado descobrir que eram do mesmo autor.

Espero que continue a escrever livros sobre História, que é uma das minhas grandes paixões.

Um abraço

Martim.

Ana said...

http://jornal.publico.pt/noticia/26-06-2010/uma-vida-passada-entre--o-forrobodo--e-os-negocios-19703795.htm

José Norton said...

Obrigado Martim!
Isto é que é um estímulo!
Fique descansado. Estou a investigar há um ano e comecei agora a escrever o próximo. Lá para 2011 tem outro livro. Vou começar a falar dele aqui no blog.

José Norton said...

Ana!
Afinal você conhecia a História. Não consegui ler o seu artigo mas já vejo que tenho de dar a mão à palmatória. Podia continuar a dizer bla bla bla mas é melhor pedir simplesmente desculpa.
PS - Aqui para nós tenho um bocado de medo daquela obra. Que não estraguem a fachada!

K said...

Ola José Norton gostaria de entrar em contato com Sr.