Sunday, February 03, 2008

DOIS LIVROS EXCEPCIONAIS ... DE PRESENTE!




Não escrevo aqui há tempos!
Tenho estado à espera de uma ou duas novidades … que, infelizmente para mim, ainda se não concretizaram.
Entretanto recebi dois livros de presente que muito enriquecem a minha pequena biblioteca.
Do bom amigo Manuel Bobone veio “As Prisões da Junqueira - Durante o ministério do marquês de Pombal, escrito ali mesmo pelo marquês de Alorna, uma das suas vítimas”. É uma segunda edição de 1882. Um livro raro e interessantíssimo onde se fica a saber quem foram os desgraçados que lá passaram e os que lá morreram e foram enterrados entre 1759 e 1777! Só não se fica a saber ao certo porque lá foram parar pois a maioria o foi sem culpa formada.
O Outro livro é uma tradução em espanhol de uma obra do Professor de História Napoleónica da Universidade do Estado da Florida, USA. Os americanos são assim e este senhor sabe provavelmente mais sobre a 3ª Invasão Francesa do que qualquer português. Pois bem, ofereci-lhe “O Último Távora” e ele retribuiu com “Los Assédios de Ciudad Rodrigo y Almeida, 1810”. O Prof. Donald Horward, assim se chama o autor, fez-me uma dedicatória e mandou-me uma carta cujo conteúdo não revelo por modéstia mas que me deixou orgulhoso.
Trata-se de uma descrição pormenorizada dos primeiros movimentos do exército de Massena até à entrada em Portugal e tomada da fortaleza de Almeida.
Nota final. Porquê em espanhol? Porque a “Diputacion de Salamanca” entendeu que a História é importante e era bom dar a conhecer aos espanhóis o episódio do cerco de Ciudad Rodrigo, ali ao pé.
Nós por cá andamos distraídos a pensar noutras coisas. A substituir a ministra da Cultura, por exemplo. A que sai talvez soubesse o que se passou em Almeida. O que entra, se souber, tiro-lhe o chapéu.

No comments: