Friday, March 09, 2012

AGRADECIMENTO
A publicação de "O Último Távora" na Rússia só foi possível devido ao desinteressado empenho da minha amiga Svetlana Mrochkovskoy-Balashova -Светланы Мрочковской-Балашовой - investigadora que se tem dedicado ao estudo da vida e morte de Puchkin.
Conheci-a através da internet quando fazia pesquisa para o meu próximo livro "Juliana, Condessa Stroganoff" (de que começarei a falar na próxima semana). Svetlana publicou o diário de uma senhora de S. Petersburgo, Dar'ja Fedorovna Fiquelmont, amiga de Puchkin, que retrata a sociedade Russa de 1829 a 1837, e que por isso muito me interessava. Eu já tinha conseguido a primeira parte, na lingua original, o francês. Mas a segunda teve de ser mesmo pelo livro da Svetlana, em Russo puro e duro que desbravei com a ajuda de uma senhora que trabalha em casa de minha irmã (!), a Angela.
Aqui vai a imagem do livro que sugere efectivamente  a capa de um diário romântico.


No seguimento dos nossos contactos Svetlana Mrochkovskoy-Balashova publicou, na revista Negócios Estrangeiros nº 18, um interessante artigo sobre Rafael da Cruz Guerreiro, diplomata .português residente em S. Petersburgo que chorou a morte de Puchkin

No comments: