Friday, March 16, 2012

SAUDADES DE JULIANA

Dias atrás falei de viagem ou viagens à Rússia e anunciei uma para breve. Aqui está agora a grande viagem de JULIANA. Durante dois anos acompanhei-a por essa Europa fora até chegarmos a S. Petersburgo a grande capital do norte que depois percorri com ela. Rebusquei-lhe a vida em cartas, arquivos, quadros, livros de memórias de pessoas de que eu nunca tinha ouvido falar. Agora sim, já sei quem ela foi e vou dá-la a conhecer e à sua maravilhosa história. Porque o livro está pronto, vai para as livrarias no fim do mês.
Eu já tinha escrito sobre Juliana neste espaço. Mas estava mal informado. Deixei-me confundir pelos escribas locais que no fim do século XIX princípio do XX se preocuparam em enaltecer as ideias da época à custa da memória desta mulher notável.
Enfim, “MEA CULPA”, na parte que me toca.O livro está pronto, acabou a viagem, mas eu estou disposto a retomá-la de novo com os que me quiserem acompanhar porque já começo a ter saudade da “minha Juliana”.
Desta casa saiu Juliana há mais de duzentos anos para a sua grande viagem. Vai lá voltar, no dia 12 de Abril, para o lançamento do livro.

No comments: