Dei um salto tecnológico (nada que ver com o socratico e estafado número do choque) e resolvi mudar o visual e incluir uma imagem na cabeça do blog.
Não será sempre a mesma. Vai variar à medida que relembro os acontecimentos sobre os quais vão passando os duzentos anos.
1808 foi o ano da Legião.
Muitas confusões se geram à sua volta. O problema é que antes desta houve a Legião de Tropas Ligeiras criada pelo maquês de Alorna e que nada tem a ver com aquela que se integrou no exército de Napoleão. A de Tropas Ligeiras também chamada Lagião Alorna foi criada em 1796 e compunha-se de Infantaria, Cavalaria, Artilharia a Cavalo e banda de música, num total de cerca de 550 soldados e vinte e cinco oficiais.
A Legião Portuguesa formou-se em 1808 na sequência da redução do exército português e chegou a França com cerca de 6.000. ainda que administrativamente mantivesse essa designação a verdade é que os seus regimentos foram dispersados por vários corpos de éxercito franceses, bem contra vontade do marquês de Alorna.
A imagem que hoje coloca na cabeça do blog reproduz os vários fardamentos usados pelos soldados portugueses da Legião.
1 comment:
Caro José Norton
Foi com grande satisfação que li o seu BLOG e o assunto versado. Também gosto muito de história (fui um aluno razoável nesta matéria na Escola Comercial) mas nesse tempo (1954) não havia INTERNET nem os BLOGS.
Adquiri em Coimbra o seu livro «Pina Manique-fundador da Casa Pia de Lisboa» em 21.02.2004. Gosto de biografias pois delas retiramos assuntos referentes à história.
Não tenho a biografia do Norton de Matos, mas vou tentar adquirir. Meu pai (já falecido) falou-me que um seu irmão Henrique Sobreira, tinha casado com uma filha do General Norton de Matos em Angola, e por lá faleceu em 1929, creio.
Gostei de saber que ainda existe no Brasil descendentes dos Távoras.
Um abraço e continue!!!
Agostinho Sobreira(APS)
Post a Comment