Tuesday, September 30, 2008

A LEGIÃO PORTUGUESA

Dei um salto tecnológico (nada que ver com o socratico e estafado número do choque) e resolvi mudar o visual e incluir uma imagem na cabeça do blog.

Não será sempre a mesma. Vai variar à medida que relembro os acontecimentos sobre os quais vão passando os duzentos anos.

1808 foi o ano da Legião.

Muitas confusões se geram à sua volta. O problema é que antes desta houve a Legião de Tropas Ligeiras criada pelo maquês de Alorna e que nada tem a ver com aquela que se integrou no exército de Napoleão. A de Tropas Ligeiras também chamada Lagião Alorna foi criada em 1796 e compunha-se de Infantaria, Cavalaria, Artilharia a Cavalo e banda de música, num total de cerca de 550 soldados e vinte e cinco oficiais.

A Legião Portuguesa formou-se em 1808 na sequência da redução do exército português e chegou a França com cerca de 6.000. ainda que administrativamente mantivesse essa designação a verdade é que os seus regimentos foram dispersados por vários corpos de éxercito franceses, bem contra vontade do marquês de Alorna.

A imagem que hoje coloca na cabeça do blog reproduz os vários fardamentos usados pelos soldados portugueses da Legião.

Para baralhar, publico também esta imagem de um soldado da infantaria da Legião Alorna


1 comment:

APS said...

Caro José Norton
Foi com grande satisfação que li o seu BLOG e o assunto versado. Também gosto muito de história (fui um aluno razoável nesta matéria na Escola Comercial) mas nesse tempo (1954) não havia INTERNET nem os BLOGS.
Adquiri em Coimbra o seu livro «Pina Manique-fundador da Casa Pia de Lisboa» em 21.02.2004. Gosto de biografias pois delas retiramos assuntos referentes à história.
Não tenho a biografia do Norton de Matos, mas vou tentar adquirir. Meu pai (já falecido) falou-me que um seu irmão Henrique Sobreira, tinha casado com uma filha do General Norton de Matos em Angola, e por lá faleceu em 1929, creio.
Gostei de saber que ainda existe no Brasil descendentes dos Távoras.
Um abraço e continue!!!
Agostinho Sobreira(APS)