Wednesday, December 26, 2007

JOANA DE TÁVORA - MISTÉRIO OU TALVEZ NÃO











O filho dos marqueses de Távora, Luís Bernardo, o marquês novo como se dizia, foi executado com os Pais em Janeiro de 1759. A mulher, que tinha sido ou era ainda amante do rei D. José, foi apenas (?) metida num convento.
Além de marido e mulher eles eram parentes próximos. Muito próximos, pois ela era também tia do marido!!
Teresa Tomásia de Távora e Lorena era irmã do marquês velho, pai de Luís Bernardo. Confuso pode ser, mas é verdadeiro.
Entretanto o casal tinha uma filha que curiosamente não aparece muito nos manuais de genealogia, chegando a dizer-se que não houvera descendência do casamento. Joana Bernarda de Távora viveu com a Mãe no convento pelo menos até à morte do Rei. Daí para a frente não sei mais nada. A menina não deve ter casado e ambas, Mãe e Filha, se perderam no tempo, varridas da memória dos homens.
Ficou apenas uma carta dirigida a Joana (onde a lápis se esbreveu "filha dos marqueses de Távora" entenda-se dos maequeses novos) pelo 2º marquês de Alorna, escrita com certeza depois de 1777 e que se relaciona com as diligências que este desenvolveu para reabilitar os Távoras: “... fazia tenção de ir a Lisboa na sexta feira para um negócio importante em que VExa. tem a maior parte”.








1 comment:

Kika said...

Venho retribuir a sua visita ao meu blog. Agradecer-lhe o comentário....sei que a net tem coisas fantasticas.... mas nunca pensei que pudessem acontecer felizes coincidências como esta: comunicar com o autor do livro que
estou a ler!
Estou no inicio, foi presente de Natal de alguem que sabe da minha paixão pela leitura...e que sabe tambem ser a historia e sobretudo a Portuguesa uma das minha predileções enquanto leitora.
Quando terminar o seu livro direi de minha justiça!

Bom ano!